E começa...

O lugar era pouco iluminado, o chão de madeira rangia com seus passos, algumas brechas permitiam que você conseguisse ver o solo mais abaixo, a pequena vela que ilumina o lugar treme sem haver uma unica corrente de ar, os moveis(cadeira, mesa de jantar e porta louças) somem da sua vista. A luz se apagou...

e agora?

O som do seu coração é fortemente ouvido por ti, gotas de suor começam a se formar em sua testa, escutas algo cair no chão...


o que fará?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Trilha sonora de RPG

Todos sabem que um bom RPG não é feito apenas de fichas e dados. Há muitos outros elementos que interferem na qualidade do jogo, e grande parte desses elementos depende do Mestre/Narrador: um bom enredo para a aventura, uma rica descrição das cenas, boa interpretação dos NPC’s, e... trilha sonora!

Sim, trilha sonora! Você já deve ter lido em algum lugar, ou percebido sozinho, que um jogo de RPG é como um livro, ou como um filme, onde os personagens são representados pelos jogadores. E nada melhor que música de fundo para dar mais emoção à um filme! Há, inclusive, alguns exemplos de obras cinematográficas que ficam marcadas na história não só por seu enredo, mas também por sua trilha sonora ( Três Homens em Conflito é um bom exemplo! ). Se funciona com os filmes, porque não funcionaria também no RPG?


O Bom, o Mau, o Feio e... uma grande Trilha Sonora!

Quando estiver preparando sua aventura, tire um tempinho para procurar músicas de filmes, games e quem sabe até mesmo de bandas (cuidado ao lidar com este último)... qualquer coisa que lembre o cenário da narração. Selecione as que melhor servirem para a ambientação, e coloque-as para tocar na hora do jogo! Sim, sim... claro que não é tão simples. Se fosse, não haveria motivos para esta matéria.

Há alguns detalhes que não podem ser esquecidos. Primeiro: você precisa saber combinar as músicas com as cenas do jogo; não basta apenas pôr o 'disco' para tocar e esquecer ele lá. O ideal é que haja pelo menos uma música para cada tipo de situação (tensão, calmaria, festa, combates, tristeza, perseguições, etc) e que cada música seja inserida no momento mais adequado. Também seria interessante se houvesse uma música tema para cada personagem jogador. Segundo: é bom que haja um controle remoto para passar ou pausar as músicas durante o jogo (ouça no DVD se o seu som não tem controle remoto; e sim, você também pode narrar com um rádio gravador na mesa de jogo, mas assim a fonte do som fica muito próxima e pode atrapalhar a narração). Terceiro: a música serve apenas como pano de fundo, portanto, não deixe a freqüência do som mais alta que a da sua própria voz e as dos jogadores. Quarto: evite músicas pesadas ou com letras, pois estas podem tirar a atenção dos jogadores e do próprio Mestre (eis o porquê de se precisar ter cuidado ao escolher músicas de bandas). Salvo algumas poucas exceções, o ideal é usar apenas músicas instrumentais. Quinto: não custa nada lembrar. Tenha bom senso na hora de escolher a trilha sonora da sua aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário