E começa...

O lugar era pouco iluminado, o chão de madeira rangia com seus passos, algumas brechas permitiam que você conseguisse ver o solo mais abaixo, a pequena vela que ilumina o lugar treme sem haver uma unica corrente de ar, os moveis(cadeira, mesa de jantar e porta louças) somem da sua vista. A luz se apagou...

e agora?

O som do seu coração é fortemente ouvido por ti, gotas de suor começam a se formar em sua testa, escutas algo cair no chão...


o que fará?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Li por ai e resolvi copiar...

Bem, para começar esta matéria, eu lanço uma pergunta: 'O que faz uma aventura ser inesquecível?'

Para alguns, uma batalha épica entre dois grandes reinos já é o suficiente para tornar a aventura inesquecível. Para outros, passar aquele 'perrengue' durante 15 sessões e vencer o vilão com 3 do grupo no chão e os outros 3 com menos de 5 de vida é que é diversão.

Mas, esta matéria é para abrir um pouco os horizontes dos incansáveis mestres que perdem horas preparando suas aventuras para proporcionar um pouco de diversão e, para se deliciarem com as pérolas e sofrimentos que estes mesmos jogadores passam.

Mestro RPG a algum tempo e geralmente no sistema de D&D e, descobri algumas outras formas de divertir muito os jogadores e tornar sua aventura uma lenda!



1. Faça com que eles aprendam a usar suas habilidades sem prejudicar os outros jogadores:

Quando o jogador domina por completo seu personagem, ele se apega de tal forma que, toda vez que ele for jogar em alguma outra mesa ele vai querer fazer outro personagem parecido, pra não dizer igual.

Óbvio que o contrário também acontece: Se ele não tem domínio sobre o que o personagem pode fazer, ele acaba fazendo besteira e isso também será inesquecível.

Um exemplo: Haviam 6 jogadores em uma caverna, eles estavam num ponto em que havia um corredor de 3 metros de largura. À frente iam um guerreiro, um bárbaro e um bardo, mais atrás iam um ladino, um monge e um feiticeiro. De repente aparecem orcs na frente do grupo. O que eles fizeram? O Feiticeiro, antes que todos pudessem sequer alcançar os orcs, disparou contra o que estivesse na frente um fireball, detonando tudo pela frente. Todos queriam matar o feiticeiro e este episódio nunca foi esquecido.

2. Use histórias que parecem ser o que não são:

O que quero dizer com isso é que, uma grande reviravolta na história pode trazer novos problemas, aliados agora serão vilões e o ódio por terem sido enganados fará com que eles tenham um empenho extra para caçar o vilão safado que enganou eles.

É importante dizer que mais do que 2 reviravoltas na mesma história pode ficar perigoso, por que os jogadores vão cansar de tentar resolver o que nunca se resolve.

3. Grandes batalhas trazem grandes lembranças:

Imaginar que os jogadores tiveram que unir 3 reinos que lutavam entre si para tentar derrotar aquele mago safado que resolveu reviver todo um reino antigo e, depois disso, formaram um único reino que viveu em paz, com certeza pode fazer sua história inesquecível, mas lembre-se que os jogadores devem ter participação ativa na batalha e, além disso, devem sofrer um pouquinho porque tudo que é fácil enjoa.

4. Encoraje os jogadores a interpretarem personagens diferentes da própria personalidade:

Quando eles fazem personagens diferentes deles mesmos, os jogadores são obrigados a se aprofundar na história do personagem e fazerem um esforço extra para agirem de forma que eles não agiriam e, algumas vezes, chegam a atrapalhar o grupo a alcançar seu objetivo por causa da interpretação.

5. Mescle encontros que exijam luta e perícia:

É muito interessante quando os jogadores tem que escalar uma parede de 15 metros de altura e ao mesmo tempo se defender de ataques que venham de orcs atirando flechas lá de longe e outros orcs que passam atacando montados em montarias aladas. Imagina uma queda de 12 metros de altura, ou acertar um orc em pleno vôo e vê-lo despencar com aquele grito rouco. Não dá pra esquecer isso!

6. Surpresa! O plano infalível:

Por último, abusem das surpresas. Ninguém gosta de uma aventura previsível. O elemento surpresa é a certeza de muita diversão, até mesmo pro Mestre. É bom demais ver a cara dos jogadores quando acontece algo inesperado e eles simplesmente não sabem o que fazer! Acreditem... é bom demais!

Enfim, o importante para que sua aventura seja inesquecível é que ela seja divertida! As dicas acima são apenas para acrescentar/expandir as idéias dos Mestres de plantão.

Lembrem-se que além do que está acima, ninguém quer um mestre arbitrário. Permita que, quando surgirem dúvidas acerca das regras, os próprios jogadores peguem seus livros e procurem a respeito ou até mesmo digam como eles acham que seria a regra justa, caso esta não esteja no livro.

A sua aventura depende tanto dos seus jogadores quanto das suas idéias. Dedique-se e pense sempre que isto tudo é diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário